domingo, 1 de novembro de 2015

Projeto Graffiti

O projeto graffiti tem como objetivo desenvolver com os alunos do apoio pedagógico, práticas de leitura e interpretação de texto com foco no letramento através do tema transversal ética e cidadania.
Sendo o graffiti uma expressão que se manifesta visualmente e revela realidades, opiniões, discursos, anseios e identidades, pretendemos a partir desta manifestação mostrar aos nossos alunos que eles podem  e tem voz na sociedade, que são cidadãos com direitos e deveres e que podem através da arte e das histórias de muitos grafiteiros encontrar motivação para seguir em frente, superar suas dificuldades e não desistir de alcançar seus sonhos e objetivos.


Texto informativo sobre o graffiti

(texto 1)  O graffiti

A palavra Graffiti, em arte serve para designar marcas, escritas e desenhos feitos em muros.
Originalmente, o material utilizado em grafites era o carvão ( ou grafite, daí a denominação) Hoje em dia existe uma grande variedade de materiais empregados com esse fim. Há também uma grande variedade de técnicas.
O graffiti é uma manifestação muito apreciada principalmente por jovens e em geral está ligado a movimentos sociais alternativos e a tribos urbanas. Nas ultimas décadas, alcançou a periferia das cidades, aliando-se à música (rap), à dança (street dance e break) e a atitudes (hip-hop).
O graffiti é cada vez mais respeitado no universo artístico-cultural. Hoje muitos grafiteiros são convidados a expor suas obras em museus e a participar de exposições em todo mundo.
O graffiti deixa, assim, o espaço dos muros das cidades e passa a ocupar as paredes brancas dos espaços consagrados da arte. 

Diferença entre Graffiti e Pichação

Para explicar a diferença entre graffiti e pichação foi apresentado aos estudantes o vídeo abaixo. 

Após assistirem o vídeo, foi realizada uma atividade onde eles teriam que explicar através de um pequeno texto as diferenças entre o graffiti e a pichação. Realizaram o registro escrito e também uma ilustração representando um graffiti e uma pichação.


Pesquisa sobre a biografia de grafiteiros brasileiros.


Para conhecer um pouco mais sobre o graffiti, nossos estudantes sortearam um grafiteiro para conhecer um pouco sua história, sua trajetória no mundo das artes, seu estilo, sua ideologia.


Nosso estudante Horrana Gabriel do 8º ano, sorteou o famoso grafiteiro, Eduardo Kobra. 

Kobra tem uma história interessante, pois como alguns grafiteiros começou com a pichação, porém seu dom despertou com alguns esboços feitos em sue caderno de desenho.  E após ler livros como "subway Art" (Arte no metrô) e "Spray can" ( Lata de Spray), que o garoto descobriu a possibilidade de passar para os muros o que já fazia no papel. A partir disso, começou a sair em busca de espaços onde pudesse expressar sua arte e aprimorar sua técnica.
Kobra hoje é reconhecido mundialmente, principalmente por suas pinturas em 3D.




Neste vídeo nossos estudantes tiveram a oportunidade de ver o processo de criação de um graffiti, como ele foi pensado, entendendo que o desenho ali exposto não é meramente ilustrativo e que por trás dele existe uma história, um contexto social.


Para dar continuidade ao trabalho que vimos desenvolvendo com os estudantes do apoio pedagógico sobre o graffiti, apresentamos o vídeo abaixo que trata da arte urbana na cidade de Florianópolis.





Estudantes realizam a inscrição para Palestra e Oficina com Renan Brito.




Para enriquecer ainda mais o trabalho dos nossos estudantes, eles assistiram na sala informatizada alguns vídeos que mostram o processo de criação de um graffiti e também entrevistas de alguns grafiteiros, entre eles Eduardo Kobra, Zezão e Rizo.



Na última sexta-feira dia 13, os estudantes do Apoio Pedagógico receberam a visita do Psicologo e grafiteiro Renan Brito.
Os estudantes assistiram a uma palestra, onde Renan destacou a importância do Grafite no contexto social.
Após a palestra os estudantes tiveram a oportunidade de expor suas ideias através do graffiti em uma divertida oficina.
















2 comentários:

  1. O muro que nós pintamos está muito bonito, todo mundo da escola aberta que tirar foto nele. Eu amei participar do projeto de graffiti por que foi uma escolha muito boa pra nós.
    Parabéns pra todos nós que participamos. Parabéns também para as professoras Patricia e Grazi e para o Renan ,o professor que fez o trabalho com a gente.
    Giovanna Coelho De Morais Turma: 55

    ResponderExcluir
  2. Foi muito lindo. Eu quero agradecer o Renan e a professoras Grazi e a Pati Obrigado por tudo
    Lucas Kossa Dias.
    Turma: 55

    ResponderExcluir

 
© 2008 Projeto Apoio Pedagógico  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros